Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Todos os campeões do Italiano sub-17

O BR Base separou para os leitores todos os campeões da categoria sub-17 do futebol italiano. Desde a temporada 1982/83 quando a Roma ganhou e curiosamente o time foi o último a levantar a taça. Os Gialorrossi ainda estão na briga por mais um scudetto. Confira todos os vencedores:

Roma 2009/10
Fiorentina 2008/09
Inter 2007/08
Milan 2006/07
Juventus 2005/06
Atalanta 2004/05
Parma 2003/04
Milan 2002/03
Atalanta 2001/02
Bologna 2000/01
Bari 1999/00
Roma 1998/99
Inter 1997/98
Napoli 1996/97
Milan 1995/96
Milan 1994/95
Bari 1993/94
Roma 1992/93
Atalanta 1991/92
Inter 1990/91
Napoli 1989/90
Fiorentina 1988/89
Napoli 1987/88
Inter 1986/87
Fiorentina 1985/86
Inter 1984/85
Napoli 1983/84
Roma 1982/83

Correção no italiano sub-17

Ontem postei sobre as oito equipes classificadas para a fase final do Italiano sub-17, porém a fórmula de disputa está equivocada. Ontem, na Itália, houve um sorteio dos grupos. Serão duas chaves de quatro. Em um único turno. Os melhores de cada chave se enfrentam na decisão:

Chave A: Calcio Catania, Internazionale, Empoli e Torino
Chave B: Roma, Milan, Sampdoria e Napoli

Lembrando que Torino e Inter tem jogadores brasileiros em seus elencos. Os jogos serão nos dia 11, 12 e 14 de junho.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Oito equipes lutam pelo italiano sub-17

Neste domingo ficaram conhecidas as oito equipes que classificaram para  fase final do Italiano sub-17. Algumas equipes com brasileiros, como Fiorentina e Parma ficaram pelo caminho. A Inter, de Yago del Piero, confirmou seu favoritismo ao passar pelo Chievo e o Empoli surpreendeu ao golear por 7 a 1 o Sorrento. Confira os resultados e os próximos confrontos.

Parma 1x0 Torino*
Bologna 1x0 Milan*
Inter* 2x1 Chievo
Sampdoria* 3x1 Fiorentina
Sorrento 1x7 Empoli*
Bari 0x1 Roma*
Siena 1x1 Napoli*
Spezia 1x1 Catania*

Torino x Milan e Inter x Sampdoria fazem a quartas de final de um lado e Empoli x Roma e Napoli x Catania fecham o outro lado.

Palpites: Milan x Inter e Empoli x Napoli e na decisão Inter x Empoli

segunda-feira, 23 de maio de 2011

3º Fase do Italiano Sub-17

Com vários jogadores brasileiros na base italiano, estamos fazendo um apanhado exclusivo no torneio sub-17 que está acontecendo na "Bota". Neste último fim de semana, o campeonato prosseguiu na sua terceira fase. Confira os jogos e resultados. A Fiorentina, clube com mais brasileiros perdeu para a Sampdoria fora de casa. Os jogos de volta acontecem no próximo dia 29.

Parma 1x2 Torino
Bologna 0x4 Milan
Inter 1x1 Chievo
Sampdoria 2x1 Fiorentina
Sorrento 0x4 Empoli
Bari 0x1 Roma
Siena 2x2 Napoli
Spezia 1x2 Catania  

A ordem dos confrontos posteriores segue a lista das equipes, por exemplo. O vencedor do primeiro jogo (Parma x Torino) pega o segundo (Bologna x Milan) e assim por diante. Os quatro primeiros jogos estão de um lado e os outros, no outro lado.

Pelo que o BR Base apurou com alguns jogadores que estão disputando o torneio, a Internazionale é a grande favorita, graças a um jogador que está arrebentando que se chama Luca Garritano. O meia atacante  já atua na seleção sub-16, é um dos artilheiros no Nerazzuri com 13 gols e lidera o time.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Especial: Três promessas brasileiras na base portuguesa

Depois de fazer um especial sobre 10 promessas na base italiana, o BR da Base selecionou os três brazucas com maior potencial em Portugal. O texto foi escrito por um português. Ninguém melhor para falar sobre ele, do que uma pessoa que está sempre acompanhando. Confira o texto de Nuno Teixeira, escrito a convite do BR da Base.

O campeonato português tem sindo inundado por jogadores provenientes do Brasil, e o que antes apenas acontecia nas equipas principais actualmente começa-se a ver nas equipas juniores, cada vez mais os planteis de formação têm jogadores estrangeiros (principalmente brasileiros). Entre os vários jovens destacam-se alguns que jogam nos 3 grandes:

Vitor Golas-Guarda Redes, 20 anos, tem 1.92m e 89kg. Clube-Sporting

É um jovem guarda redes que o Sporting contratou em 2007 (na altura tinha 16 anos) ao América (SP) , jogou duas épocas nos juniores onde foi o titular da baliza e campeão nacional os dois anos.Na última temporada foi emprestado ao Real Massamá (que joga na 2ºDivisão B) e na presente época este no Boavista (também joga na 2ºDivisão B) onde pela primeira vez conseguiu impôr a titularidade num clube sénior.

Golas, promissor brasileiro em Portugal (foto= Sportingapoio)
A altura é a sua principal virtude, levando a que seja muito bom a sair-se, quer nas saidas aéreas onde facilmente chega ás bolas, quer nas saidas pelo chão pois quando abre os braços limita muito o espaço que o adversário tem para chutar á baliza. Mas mesmo com esta altura os seus relfexos sao de muita qualidade, é rápido a reagir e muito bom a defender remates de meia distância. Tem um grande poder de comunicação e é um autêntico “patrão” da equipa.

Devido á excelente época que fez no Boavista os responsáveis do Sporting já disseram que contam com ele para a época 2011\2012. O seu papel de suplente não deverá ser menosprezado, já que o titular da baliza Sportinguista é Rui Patricio, um jovem guarda redes que se tem afirmado cada vez mais e que o Machester United tem em mira para substituir Van der Sar.

Renato Neto-Médio Ofensivo, 19 anos, tem 1.84 m e 75kg. Clube-Sporting

Fazendo grande parte da sua formação em Portugal, o Sporting foi buscar este jovem médio na época2007\2008 a uma equipa desconhecida. Foi campeão júnior pelo Sporting, sendo um elemento fulcral para a conquista do campeonato já que fez os jogos todos e apontou 8 golos.

A grande característica deste médio é a sua polivalência, já que Renato Neto pode fazer vários lugares no meio campo desde médio interior, 10, ala ou até segundo ponta de lança.Como típico brasileiro tem uma excelente técnica mas aliado a isso conta com uma excelente capacidade física e grande garra o que o torna um médio atacante com caracteristicas muito próprias.

Esta época foi emprestado a um clube da primeira divisão belga (Cercle de Brugge) e devido á boa época que está a protagonizar os responsáveis leoninos estão a ponderar chama-lo para fazer a pré-temporada com a equipa.

Renato, na Bélgica, deve voltar ao Sporting para a próxima temporada (foto=Sporting-sempre)


Romário Santos-Defesa Esquerdo, 19 anos, tem 1.71m 71 kg. Clube-Porto

Contratado ao Pão de Açucar Esporte Clube (2º divisão paulista), este Lateral Esquerdo ingressou com 18 anos nas fileiras dos juniores do F.C.Porto.Começou por inicar o campeonato de juniores como suplente mas aos poucos foi ganhando espaço e hoje em dia é titular indescutivel, tendo sido muito importante para a passagem à fase final do campeonato.

Como típico lateral brasileiro apresenta-se muito forte a atacar, já que é muito dotado tecnicamente e bastante rápido, outra grande qualidade é o excelente pé esquerdo que Romário tem (muito útil nos seus cruzamentos). A defender , é onde o jovem denota mais problemas já que é um pouco permíssivo e inexperiente, e é neste aspecto que Romário tem muito para evoluir de modo a tornar-se num excelente lateral esquerdo.


Romário treina no Porto (foto= Academia de Talentos)

Veremos se na próxima época fará a pré-época com o plantel principal.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Jogos de volta do italiano sub-17

A maioria das equipes de brasileiros passaram para a terceira fase do campeonato italiano sub-17. Depois de vencer por 4 a 1, no primeiro jogo a Fiorentina, time com mais brazucas, perdeu por 3 a 1, para o Vicenza. Desfalcada de um dos brasileiros, o carioca Everton, lateral direito com um "rasgo na virilha direita", ficará mais de 30 dias parado, o clube passou para a fase seguinte e agora encara a Sampdoria. Confira os outros jogos e as próximas partidas.

Torino* 0x0 Aurora Pro Patria
Udinese 0x0 Parma*
Juventus 0x1 Milan (foi o primeiro jogo)
Bologna* 2x1 Padova
Chievo* 1x1 Cesena
Genoa 0x1 Inter*
Atalanta 3x3 Sampdoria*
Empoli* 3x0 Lazio
Sorrento* 1x1 Palermo
Roma* 0x0 Livorno
Bari* 3x0 Nocerina
Napoli* 3x2 Lecce
Siena* 1x1 Pescara
Catania* 2x1 Frosinone
Ascoli 1x1 Spezia*

* clubes classificados

Próxima fase:

Parma – Torino; vencedor (Juventus x Milan) – Bologna; Inter – Chievo Verona; Sampdoria – Fiorentina; Sorrento – Empoli; Bari – Roma; Siena – Napoli; Spezia – Catania.
 
22/05 (ida) e 29/05 (volta)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Luiz Gustavo (ex-Arsenal)

Um dos principais centros de jovens na Europa, a academia do Arsenal conta com uma vasta rede de Olheiros. Na América do Sul tem um brasileiro que cuida da garimpação dos jovens atletas. No final de 2008, o zagueiro Luiz Gustavo, hoje no Palmeiras sub-17, que também atua pela Seleção passou por um período de testes no clube, confira um bate papo com o atleta.

BrBase: Como surgiu o convite do Arsenal? Quem te viu e quem quis te levar?

Luiz Gustavo: Estava no time do Mirassol, e  um olheiro do Arsenal, me acompanhou o ano todo, jogando pelo campeonato paulista. No fim do ano recebi uma carta do clube me convidando pra ir em fase de adaptação. Sandro Orlandelli, o nome.

BrBase: Chegou a conhecer o Arsène Wenger?

Luiz Gustavo: Cheguei sim foi ele quem me avaliou.

BrBase: O que te chamou mais atenção por lá. Existe muita diferença entre as duas academias, do Palmeiras e do Arsenal?

Luiz Gustavo:  Muita diferença, o Arsenal  não tem nem explicação. Não só do Palmeiras, mas dá um show em vários clubes do Brasil aqui, Sao Paulo Atletico PR, entre outros.

BrBase: Qual jogador mais te impressionou?

Luiz Gustavo: Adebayor, Fábregas, Eduardo da Silva, por sua humildade, Denílson (ex-São Paulo).

BrBase: Entre os jogadores que treinaram com você, quem tu aponta como promissor?

Luiz Gustavo:  Quando fui para lá, não tinha categoria de base, era o time A, que era o profissional, e o time B que era os reservas dos profissionais. Treinei junto com eles, na época tinha 14 anos treinei com garotos de até 22 , 23 anos.

Nome: Luiz Gustavo Tavares Conde
Posição: zagueiro
Clube por onde passou na base: Arsenal (ing)
Data de nascimento: / /94 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fase final do Italiano sub-17. Brazucas se deram bem

O Campeonato Italiano sub-17 está chegando ao seu final e neste último fim de semana aconteceram os primeiros jogos da segunda fase. No próximo dia 15, as equipes se enfrentam novamente. Palco de vários brazucas, alguns times de brasileiros se deram bem. A Fiorentina foi quem mais se beneficiou pelos nossos craques.

O clube de Firenze ganhou atuando, fora de casa, por 4 a 1 do Vicenza. Jackson, fez dois e Alan fez mais um. Na próxima semana, pode perder por até dois gols que classifica para a próxima fase. O vencedor desde confronto pega Sampdoria ou Atalanta. O primeiro jogo deu empate por 1 a 1.

Nos outros confrontos, Parma, do brasileiro Wagner, venceu a Udinese por 2 a 1. O Pro Patria empatou com o Torino, do carioca Willyan, ex-Leme, por 1 a 1. A Inter, do capixaba Yago Del Piero, goleou o Genoa por 4 a 0. O grande confronto entre Juventus x Milan, foi adiado. Outros resultados, confira abaixo:

Padova 1x3 Bologna
Cesena 1x1 Chievo
Lazio 2x2 Empoli
Palermo 1x1 Sorrento
Livorno 0x1 Roma
Nocerina 1x3 Bari
Lecce 1x1 Napoli
Pescara 1x2 Siena
Frosinone 1x1 Catania
Spezia 2x1 Ascoli

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Hofman*:"Se é para ir, que vá com tudo. Sem chororô depois"

Primeiro: não se pode proibir a livre circulação de pessoas. Se estas querem tentar a sorte fora do país, que busquem os meios para fazer isso legalmente. E, obviamente, tudo isso se aplica ao futebol também. Eu acho
que os jovens que atuam no grande clubes brasileiros deveriam ficar mais tempo por aqui, evoluírem como atletas no futebol brasileiro. Porém, se um jovem de uma equipe menor ou com menos tradição e tamanho tem uma oportunidade, deve aproveitá-la. O problema seguinte, no entanto, é o maior: a adaptação a uma nova vida na Europa. Não adianta ir já com saudades do arroz e feijão, e muito menos viajar só com o bolso, deixando a cabeça no Brasil. Se é para ir, que vá com tudo. Sem chororô depois.
* Gustavo Hofman é editor do site Trivela, especializado na cobertura de futebol internacional