Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Especial: Dez maiores promessas na formação europeia

A pedido do BRdaBase, o jornalista português Rafael Reis especialista no futebol de formação apontou dez promessas brasileiras na formação europeia. Redator do Notícias do Futebol, antigo academia de talentos, e um dos principais sites de jovens talentos do mundo escolheu quatro em terras lusitanas, quatro na Itália e dois na Inglaterra. Confira os nomes. Cinco deles já haviam sido abordados pelo nosso blog.

Segue texto original de Rafael Reis, no português, de Portugal!

Muito conhecido ponto de partida no que respeita à selecção e prospecção de inconfundíveis talentos para a prática do futebol, o Brasil possui futebolistas espalhados pelos quatro cantos do planeta, especialmente na Europa, onde grande parte dos craques conhecidos possuem já idade sénior e evoluem nas grandes Ligas internacionais.

No entanto, o profissionalismo e capacidade de deteção dos grandes clubes levam a que cheguem bem jovens ao Velho Continente várias promessas de elevado gabarito que pretendem seguir o exemplo de jogadores como Thiago Alcântara ou o seu mais jovem irmão ainda em idade júnior, Rafinha.

De entre um leque de escolha cada vez mais elevado, poderão destacar-se dez elementos que merecerão especial atenção pela sua qualidade e potencial que não tornam casualidade o facto de evoluírem já na base dos mais ambiciosos clubes europeus, que em breve deverão lançar estes ‘diamantes’ na sua incessante busca por títulos. A partir do que tenho vindo a observar desde a Europa considero aconselhável um olhar mais atento a:

Diego Lopes – Benfica (Portugal)

O criativo trata-se de um jogador há muito conhecido nas camadas de formação do Benfica, cabendo-lhe um papel de relevo nos Juniores dos encarnados, na qual obtém regularmente bastantes golos ainda que acima de tudo se destaque ainda mais a oferecer com assistências lances de golo para os seus companheiros, revelando uma muito interessante capacidade ofensiva assente em muito talentoso e qualidade técnica.

Esses aspectos levam Diego Lopes, de 17 anos, a atuar como o organizador de jogo da equipa sub-19 benfiquista, detendo um mecanizado entendimento com os extremos, e possuir já contrato profissional com o gigante português até Junho de 2016.  
Diego Lopes é uma das principais promessas do Benfica (Foto:ASF)

Começa a merecer um maior interesse esta temporada especialmente depois de ter brilhado num sempre muito seguido derby entre Sporting e Benfica no escalão de Juvenis B há cerca de quatro meses, um encontro que terminou com uma igualdade a duas bolas.

Bastante volátil e dotado de um excelente toque de bola, Matheus Pereira, de 15 anos, poderá competir em diferentes lugares no meio-campo para a frente, possuindo uma assinalável eficácia goleadora nas partidas de maior exigência, fazendo parte do lote de atletas que interessará ao Sporting segurar com contrato profissional, pois promete levar a sua invulgar eficiência a concretizar tendo em conta que se trata de um centrocampista para patamares mais elevados.

Raphael Guzzo - Benfica (Portugal)

O médio pontifica como um dos valores de maior precisão e objectividade no plantel de Juvenis A, onde desenvolve uma produção bastante elevada que leva a representar de forma habitual as Selecções Nacionais portuguesas ainda que tenha nascido em território brasileiro, um sucesso que o levou a já ter rubricado um contrato profissional com as águias, que vislumbram para o centrocampista de 17 anos um futuro brilhante.

Guzzo identifica-se como uma opção muito regular na selecção portuguesa de sub-17, um feito que ilustra a sua qualidade e atributos inerentes à formação de um médio moderno e versátil que se destacou bem cedo na Associação de Futebol de Vila Real.
Guilherme Appelt - Juventus (Itália)

Ao contrário do seu irmão mais novo, Gabriel Appelt, que atua como médio, o jovem atleta evolui como atacante, tendo também sido peça importante do plantel que participou no último Campeonato Carioca, tendo contribuído com alegrias para a Direcção do Resende, que se encantou com o seu futebol e encarou com muita satisfação a sua transferência para Itália juntamente com o seu irmão.

O resultado da negociação promovida pelo empresário Peppino Tirri, que manifestou a sua confiança no trabalho de ambos os atletas e acredita que tanto Gabriel como Guilherme poderão evoluir as suas capacidades em Itália depois de prepararem devidamente as suas carreiras como jogadores depois de terem beneficiado das oportunidades potenciadas pelo projecto formador do Resende, que ofereceu aos dois jovens atletas a possibilidade de se destacarem numa competição sénior.

Gabriel Appelt – Juventus (Itália)

Revelou-se recentemente ao serviço do Resende, que anuncinou a sua transferência com o orgulho de poder eventualmente ter revelado uma estrela do futuro no futebol europeu, constuindo-se Gabriel, de 17 anos, um médo centro que se destacou como figura na participação do conjunto brasilero no Estadual do Rio de Janeiro do ano passado juntamente com o seu irmão um ano mais velho, Guilherme Appelt, também negociado para o emblema transalpino.

Gabriel com a camisa da Juventus (Foto:orgullobianconero)
Daniel Bessa - Internazionale (Itália)

Poderá estar a poucos meses de fortalecer a primeira equipa do gigante clube italiano face à necessidade do fortalecimento que o seu plantel parece sentir, o que coloca o esquerdino brasileiro no topo das prioridades entre os nomes que militam na equipa Primavera para uma muito provável ascensão à primeira equipa juntamente com outras promessas ‘nerazzurri’ como o paraguaio Rodrigo Alborno ou o croata Marko Livaja.

Embora com uma ligeira desvantagem em relação aos seus dois companheiros de equipa, o facto de não possuir qualquer experiência a nível de futebol sénior, Daniel Bessa poderá estar pronto para corresponder às exigências face ao futebol vertical e bem desenhado que pratica.

Carlos Eduardo – Sp.Braga (Portugal)

Mais um brasileiro que muito poderá oferecer ao futebol português pelo que tem vindo a realizar ao serviço dos Juniores do Sporting de Braga, prova na qual o atleta de 18 anos tem sido um dos jogadores em foco desde as primeiras jornadas da Fase Final da competição ao liderar um meio-campo bastante dinâmico e composto por várias promessas do futebol português que obtém em Carlos Eduardo o principal construtor da equipa, capaz de carregar o futebol ofensivo dos bracarenses até à sua frente de ataque.

Com o futebol de apoio entre os atacantes do Sporting de Braga e os elementos que surgem a partir de trás, Carlos Eduardo consegue colocar-se em zonas de remate, provando ser também capaz de garantir uma quantidade interessante de golos.

Rodrigo Ely - AC Milan (Itália)

Poderá estar de saída do AC Milan, embora essa situação esteja longe de ser justificada por falta de qualidade, mas sim pelos condicionalismos que afectam o plantel ‘rossoneri’, que face a um negócio de ocasião poderá perder um dos mais interessantes defesas centrais brasileiros para os próximos anos com destino ao Cagliari, que por outro lado se poderá revelar até o passo mais acertado para o jovem defesa, que poderia ter pela frente uma hipótese para jogar com maior regularidade.

Ely é agenciado por Mino Raiola (Foto: Getty Images)
                                    
Gabriel Almeida – Manchester City (Inglaterra)

O talentoso Gabriel Almeida chegou recentemente a acordo com o Manchester City, que ao avançar para a sua contratação terá garantido um futuro de ligação a uma estrela que cedo foi descoberta em Portugal com as cores do Ginásio de Corroios, clube do qual se transferiu para o Sporting ainda bastante jovem, com apenas 6 anos.

Logo no seu primeiro treino, o organizador de jogo foi escolhido pelo técnico sportinguista que comandava na altura as Escolas do clube, José João, que tal como a sua restante equipa técnica se convenceu do seu incrível talento que agora poderá ser explorado pelos Citizen.

Lucas Piazon – Chelsea (Inglaterra)

É há algum tempo visto como uma jovem estrela em ascensão para o Brasil e também um exemplo recentemente seguido por vários emblemas do Brasileirão para evitar que pudessem suceder destinos semelhantes ao seu com vários companheiros de selecção, especialmente aqueles que com ele participaram no Mundial sub-17, constituindo-se Lucas Piazon um exemplo para os seus companheiros face a ter abandonado o São Paulo para abraçar uma transferência vários meses antes confirmada por parte do Chelsea.

Os londrinos beneficiam já das suas qualidades nas suas equipas de formação, pretendendo concluir a sua formação como atleta depois de se ter deparado com um futebol cerebral dotado de uma frieza invulgar tendo em conta que se trata de um jovem sul-americano.

Lucas, pelo Chelsea contra o Arsenal
                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário