Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Especial: Três promessas brasileiras na base portuguesa

Depois de fazer um especial sobre 10 promessas na base italiana, o BR da Base selecionou os três brazucas com maior potencial em Portugal. O texto foi escrito por um português. Ninguém melhor para falar sobre ele, do que uma pessoa que está sempre acompanhando. Confira o texto de Nuno Teixeira, escrito a convite do BR da Base.

O campeonato português tem sindo inundado por jogadores provenientes do Brasil, e o que antes apenas acontecia nas equipas principais actualmente começa-se a ver nas equipas juniores, cada vez mais os planteis de formação têm jogadores estrangeiros (principalmente brasileiros). Entre os vários jovens destacam-se alguns que jogam nos 3 grandes:

Vitor Golas-Guarda Redes, 20 anos, tem 1.92m e 89kg. Clube-Sporting

É um jovem guarda redes que o Sporting contratou em 2007 (na altura tinha 16 anos) ao América (SP) , jogou duas épocas nos juniores onde foi o titular da baliza e campeão nacional os dois anos.Na última temporada foi emprestado ao Real Massamá (que joga na 2ºDivisão B) e na presente época este no Boavista (também joga na 2ºDivisão B) onde pela primeira vez conseguiu impôr a titularidade num clube sénior.

Golas, promissor brasileiro em Portugal (foto= Sportingapoio)
A altura é a sua principal virtude, levando a que seja muito bom a sair-se, quer nas saidas aéreas onde facilmente chega ás bolas, quer nas saidas pelo chão pois quando abre os braços limita muito o espaço que o adversário tem para chutar á baliza. Mas mesmo com esta altura os seus relfexos sao de muita qualidade, é rápido a reagir e muito bom a defender remates de meia distância. Tem um grande poder de comunicação e é um autêntico “patrão” da equipa.

Devido á excelente época que fez no Boavista os responsáveis do Sporting já disseram que contam com ele para a época 2011\2012. O seu papel de suplente não deverá ser menosprezado, já que o titular da baliza Sportinguista é Rui Patricio, um jovem guarda redes que se tem afirmado cada vez mais e que o Machester United tem em mira para substituir Van der Sar.

Renato Neto-Médio Ofensivo, 19 anos, tem 1.84 m e 75kg. Clube-Sporting

Fazendo grande parte da sua formação em Portugal, o Sporting foi buscar este jovem médio na época2007\2008 a uma equipa desconhecida. Foi campeão júnior pelo Sporting, sendo um elemento fulcral para a conquista do campeonato já que fez os jogos todos e apontou 8 golos.

A grande característica deste médio é a sua polivalência, já que Renato Neto pode fazer vários lugares no meio campo desde médio interior, 10, ala ou até segundo ponta de lança.Como típico brasileiro tem uma excelente técnica mas aliado a isso conta com uma excelente capacidade física e grande garra o que o torna um médio atacante com caracteristicas muito próprias.

Esta época foi emprestado a um clube da primeira divisão belga (Cercle de Brugge) e devido á boa época que está a protagonizar os responsáveis leoninos estão a ponderar chama-lo para fazer a pré-temporada com a equipa.

Renato, na Bélgica, deve voltar ao Sporting para a próxima temporada (foto=Sporting-sempre)


Romário Santos-Defesa Esquerdo, 19 anos, tem 1.71m 71 kg. Clube-Porto

Contratado ao Pão de Açucar Esporte Clube (2º divisão paulista), este Lateral Esquerdo ingressou com 18 anos nas fileiras dos juniores do F.C.Porto.Começou por inicar o campeonato de juniores como suplente mas aos poucos foi ganhando espaço e hoje em dia é titular indescutivel, tendo sido muito importante para a passagem à fase final do campeonato.

Como típico lateral brasileiro apresenta-se muito forte a atacar, já que é muito dotado tecnicamente e bastante rápido, outra grande qualidade é o excelente pé esquerdo que Romário tem (muito útil nos seus cruzamentos). A defender , é onde o jovem denota mais problemas já que é um pouco permíssivo e inexperiente, e é neste aspecto que Romário tem muito para evoluir de modo a tornar-se num excelente lateral esquerdo.


Romário treina no Porto (foto= Academia de Talentos)

Veremos se na próxima época fará a pré-época com o plantel principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário