Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Caio Werneck (Roma)

A Roma sempre apostou em brasileiros nos últimos anos. Na atual temporada, só perde para a Internazionale. Esse crédito dado aos craques tupiniquins fomentou a ideia de o clube italiano realizar uma espécie de “peneira” no país. Por isso, em 2009, foi realizada a primeira  "Roma Campus” em gramados brasucas. De prêmio, o vencedor ganharia um teste na Itália. Caio Werneck, de apenas 9 anos de idade, foi o premiado. O fato foi um “boom” na imprensa esportiva.

O técnico da categoria sub-9 romanista gostou do que viu e o menino foi aprovado, passando a ser oficialmente da Roma - sem contrato, já que a legislação não permite. O pai Israel era jogador amador na Itália e diz que o filho sempre pensava em atuar na equipe, mas ele era ainda muito jovem. Contudo, quando surgiu o “Campus”, realizado em Nogueira, perto de Petrópolis, o pai coruja levou o filho. O resto é história.

Nas categorias mais inferiores, as equipes jogam com apenas sete garotos, num campo reduzido e com duração menor dos tempos da partida. Atuando como zagueiro, Caio já demonstra personalidade em campo e muita liderança. O menino mora sozinho na Itália, no alojamento do clube, conhecido como Trigoria. Como todas as categorias treinam no mesmo local, Caio conhece a maioria dos jogadores brasileiros do profissional, porém seu grande ídolo é o francês Mexès.

Começo precoce

Ele começou aos 5 anos de idade, nas escolinhas do Sport, time de Juiz de Fora, como atacante, e aos poucos foi sendo recuado até chegar à zaga. O menino divide seu tempo entre as aulas, em tempo integral, e os treinos de futebol. Nesta categoria, chamada de Pulcini, e até os 12 anos de idade, os times disputam apenas torneios locais.

Caio é o único estrangeiro da equipe e continua jogando bem. “O Caio vai muito bem, continua tendo o apoio do treinador, que gosta muito do futebol dele – atualmente na categoria sub-11 - e recentemente esteve aqui uma televisão do Japão que pediu diretamente à Roma uma entrevista com o garoto”, conta o pai.

O fato ocorreu no final do ano passado e a televisão japonesa fazia uma matéria com jogadores que atuam no exterior. O diretor do clube brincou, dizendo que isso é difícil para um menino da idade dele. “ O Bruno Conti disse que esse tipo de pedido de entrevista sempre acontece para os jogadores do profissional, jamais para um garoto do sub-11”, acrescenta. Na ocasião, Caio foi presenteado com uma câmera digital pelos japoneses.

O cartaz de Caio é tão grande que em dezembro, alguns representantes, entre eles o brasileiro Ricardo Perlingeiro, que é funcionário do clube, estiveram na cidade de Juiz de Fora, onde o garoto nasceu, para tentar fazer uma parceria com a agremiação. O acordo deve sair em breve. É esperar para ver.

Nome: Caio Werneck
Posição: zagueiro
Clube: Roma (ita)
Data de nascimento: / /99

*matéria veiculada no site Olheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário