Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ederson (Benfica)

Entre as pautas de contratações do Benfica, goleiro é uma das posições mais carentes. O jovem Mika foi contratado e Doni que poderia acertar acabou fechando com o Liverpool. Apesar da procura, a diretoria não precisa ir muito longe. No time de juniores, um brasileiro é destaque. Inclusive já chegou a marcar um gol no campeonato.
Ederson é integrante do time sub-19, que também conta com outros brasileiros, caso de Diego Lopes, ex-Palmeiras. Titular absoluto, o goleiro participou de praticamente toda a campanha do clube no Campeonato Português, somando 28 partidas como titular.

Embora tenha sido o arqueiro principal, Ederson não conseguiu levar o clube ao título do nacional. O Benfica chegou em quarto, e o Porto levou a taça. Curiosamente, o brasileiro chegou a marcar um gol na competição: contra o Braga, em março deste ano, na goleada por 7 a 1. Ainda sobre seus números: levou seis amarelos e foi duas vezes expulso.

Bem tranquilo e bastante comunicativo, o jogador se destaca na reposição de bola e nas saídas de gol. Tem como principais ídolos o palmeirense Marcos e Rogério Ceni, do São Paulo. Ederson conta que, quando atuou no São Paulo, chegou a conversar com o goleiro artilheiro.

O arqueiro está no Benfica desde maio de 2009, quando chegou ao clube após passagem pelo São Paulo. Ficou no tricolor paulista por quatro anos (2005-09), até ser descoberto por um olheiro, de nome Ênio e sobrenome desconhecido, do poderoso Jorge Mendes e sua Gestifute. Assim, foi parar em Portugal. Antes do São Paulo, o goleiro atuava numa escolinha em Osasco, conhecida como Champions Ebenezer.



Prestes a completar 18 anos, Ederson afirma já ter recebido sondagens para defender Portugal nas categorias de base, embora não tenha dupla cidadania. Nesta temporada, sua expectativa é começar a receber oportunidades no elenco profissional do Benfica.

Nome: Ederson Santana de Morais
Posição: goleiro
Clube: Benfica (POR)
Data de nascimento: / /93

* matéria exibida no site olheiros.net

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Gabriel Greener (Maccabi Haifa)

O BrdaBase na maioria de suas abordagens apontou jogadores no principais centros da Europa, Portugal, Itália, Espanha, porém apresenta neste post um jogador que atua em Israel. O brasileiro naturalizado israelense joga pelo Maccabi Haifa, uma das principais equipes no país e já tem passagens pelas seleções de base.

Gabriel Greener é carioca de nascimento porém aos três anos de idade se mudou com os pais para Israel. O jovem admirador confesso do Flamengo foi considerado o principal jogador das divisões de base do país. Além do futebol, o garoto serve o exército e divide o tempo entre os campos de futebol e o quartel, onde recebe um tratamento privilegiado por ser integrante da seleção nacional.


Greener, de verde, disputando a bola pelo Maccabi Haifa

Volante que atua também como zagueiro, o jovem tem boa impulsão e boa saída de bola. É aproveitado mais na defesa do que no meio campo, mas gosta de ver Kaká jogando e Xavi, do Barcelona. Em competições da UEFA já soma cinco partidas e 356 minutos jogados. A estreia foi em outubro de 2010, na vitória sobre a Lituânia por 1 a 0.

Desde os 14 anos integrando a seleção, o brasileiro disputou recentemente o Europeu sub-19. O time chegou até a segunda fase da competição, mas foi eliminado na fase de grupos. Alocado juntamente com Holanda, República Tcheca e Rússia, Israel somou apenas um ponto e terminou na última colocação. Empatou com a Laranja Mecânica e perdeu para as outras duas equipes.

Treinando com a seleção de Israel
Na temporada 2010/11 com o time sub-19 do Maccabi Haifa, Gabriel foi vice campeão nacional. O título ficou com o Maccabi Tel Aviv. 74 pontos contra 62, do segundo colocado. A competicão contou com 16 equipes. Greener contabilizou um gol e três amarelos.

Nome: Gabriel Greener
Posição: zagueiro
Clube: Maccabi Haifa (ISR)
Data de nascimento: / /92

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Robert (Padova)

O Padova é uma equipe da segunda divisão italiana. Não conseguiu o acesso à elite nesta última temporada. Entre os grandes feitos, orgulha-se de ter revelado Alessandro Del Piero, hoje ídolo juventino. Tem apenas um brasileiro no time principal que é Bruno Leonardo, agora deve receber mais, o atacante Robert, que se destacou jogando pelo time sub-20.

Robert contra o Chievo usando a forte arrancada, uma de suas características

Natural de Vila Velha, no Espírito Santo, Robert vem de uma família de jogadores. Tem um outro irmão que atua no futebol italiano, tendo passado por Lecce, Treviso e Chievo. Está já há seis anos no calcio - o irmão foi um ano depois. Antes de ir para a Europa atuava pelo Cruzeiro, time da cidade. Ainda passou também pelo Real Salvador, outro time capixaba.

Foi através de um olheiro que o jogador se mudou para a Europa. Segundo Robert, um "scouting" o viu jogar no Rio e o levou a Loris Fincato, responsável pelas divisões de base do Padova à época - Hoje ele não está mais no cargo. Gostaram do jogador de cara e desde 2005 atua no clube do norte italiano.

Atacante e meia de chegada, Robert tem um bom controle de bola e sabe proteger ela como poucos. Boa técnica adicionada a uma ótima arracanda, o jogador atua no time Primavera, mas já treina com a equipe principal. No último campeonato sub-20, o Padova, no grupo B, foi eliminado pelo Brescia e saiu ainda na primeira fase.

Protegendo a bola em jogo contra o Milan

Marcou nove gols no torneio, sendo que a maioria deles, driblando em velocidade e chutando forte indefensável pelo goleiro. Embora o time não tenha ido às fases finais, Robert se destacou e deve participar do time principal nesta temporada 11/12. No time de cima tem um brasileiro, no Primavera ele é o único.

Nome: Robert Ribeiro de Souza
Posição: atacante
Clube: Padova (ITA)
Data de nascimento: / /92

terça-feira, 12 de julho de 2011

Olha o passatempo do brasileiro Wagner, do Parma sub-17

A categoria sub-17, entre os clubes italianos, e na maioria dos países treinam em apenas um período. Estudam na parte da manhã e treinam a tarde. Quando não tem aula no horário matinal, olhe estas fotos exclusivas cedidas para o BrdaBase, com o principal passatempo dos jogadores do Parma.

Wagner e seus companheiros de time nas horas vagas
Entre os companheiros do carioca Wagner, um argentino e dois italianos.

Na ordem Cristian Dell'Orco, Jose Mauri, Christopher Petrini e o brasileiro Wagner, de camiseta cinza

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Matheus Pereira (Sporting)

O Sporting é o clube mais acostumado com brasileiros na base. Já apresentamos aqui o atacante Cleber Pereira, do sub-20, Farley Rosa, do sub-17 e Guilherme Celestino, do sub-15. Este último deixou o clube recentemente. Agora é a vez de Matheus Pereira, também do sub-15. Na última entrevista, com um jornalista português, ele apontou Matheus como um dos mais promissores brasileiros em Portugal.

Matheus Pereira é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Jogou por um tempo nas divisões de base do Democrata, de Governador Valadares e chegou a fazer testes no Cruzeiro. Durante um mês ele ficou na Toca da Raposa fazendo avaliações. Assim que foi confirmado a aprovação do jogador era tarde demais. Matheus havia acertado a ida para Portugal, em 2009.

Os pais foram para terras lusitanas e decidiram levar o garoto. O começo foi num time distrital chamado Trafaria. Nessa equipe, o brasileiro jogou um campeonato numa categoria acima. Este torneio foi realizado no CT do Benfica. Por ironia do destino, os olheiros do Sporting o viram e levaram o jogador para fazer testes. Em pouco menos de cinco meses, o meia estava nos Leões.

Matheus é o de chuteira azul no canto

Matheus é meio campo e também atua pela ponta esquerda. É rapido, habilidoso e um perigo para as zagas adversárias. Tem como ídolos os brasileiros Robinho e Neymar, e o português Nani. Já ganhou alguns títulos com a "camisola"do Sporting, entre eles, o torneio de Marinhas, Vila Franca do Rosário e Aldenovense. Este ano foi vice no nacional, perdendo para o Porto.

Entre os momentos marcantes, o jogador recorda uma vitória sobre o Sporting de Lourel, por 6 a 0, onde foi considerado o melhor jogador em campo. Apesar do palcar marcar uma vitória fácil, o jogo foi muito disputado, mas o time de Alvalade conseguiu neutralizar o adversário e aniquiliar logo depois. Marcou em uma oportunidade e deu duas assistências na partida.

Nome: Matheus Pereira
Posição: meia e ponta esquerda
Clube: Sporting (POR)
Data de nascimento: / /96

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cidadania italiana separa brasileiro da Lazio

Ao lado de Hernanes, no CT da Lazio
No último mês de março, o jogador das divisões de base do Santo André, Murillo Paccola esteve em testes na Lazio, da Itália. O jogador que está há mais de quatro anos no clube do ABC paulista é 95 e atua como segundo volante. Tem boa marcação e boa saída ofensiva. Vez e outra marca seus golzinhos. Ano passado marcou duas vezes e neste ano já balançou as redes em três oportunidades e falta uma rodada para o fim da primeira fase do paulista.

Segundo o BrdaBase apurou, Murillo ficou durante 20 dias em treinamentos. Alojou no CT do clube conheceu as instalações, mas não ficou de imediato. O que emperrou o negócio foi que o jogador não tem, por enquanto cidadania italiana. O jogador já está no Brasil treinando em seu antigo clube, e quando a documentação ficar pronto deverá ir para a Itália.

Juntamente com Murillo, outro brasileiro fez testes no clube romano. O jogador também não ficou pelos mesmos motivos. 




quinta-feira, 7 de julho de 2011

Nova enquete no BrdaBase!!!

O BrdaBase está com uma nova enquete e dessa vez conta com a participação dos leitores. O que você acha que está faltando no blog. Quer mais posts sobre brasileiros que jogam na base? Quer mais notícias de campeonatos que os brasileiros estão disputando? Estão gostando do blog? Estatísticas dos brasileiros? Mais entrevistas? Participe enviando um comentário, caso prefira mande um email para gdpan@ig.com.br. Quem quiser colaborar no blog envie um email também.

Jean Carlos (Real Madrid)

O Real Madrid não foi o campeão espanhol, mas em quase todas as suas canteras, o clube venceu. De 13 categorias, oito conquistaram a taça. O cadete “B”, formado pela geração/96 venceu com cinco rodadas de antecedência. Entre os campeões, um mineiro participou da campanha: Jean Carlos.

O garoto é mais um de seleta lista de brasileiros que saem com os pais bem jovens e até mesmo desconhecem o país onde nasceram. Natural de Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, o jogador desenvolveu seu início de carreira todo no exterior. Não há indícios de que ele tenha passado por alguma divisão de base no Brasil.

Na temporada 07/08 jogou no desconhecido Yanida. No ano seguinte rumou ao Tenerife, clube mais conhecido que sobe e desce da elite espanhola. Depois foi para o Parla Escuela, clube amador localizado na cidade de Caja, arredores de Madrid.

O Parla tem um convênio desde a temporada 1999/00 com o Real Madrid, onde jogadores que destacam na base vão para os rojiblancos. O clube além do Real, já exportou atletas para o Atlético de Madrid, Rayo Vallecano, Legañes e Getafe, principais clubes da região.

Jean Carlos é atacante de ofício. Finalizador e com boa movimentação ofensiva, se destaca nos remates de longa e média distância. Participou ativamente durante boa parte da temporada sendo titular ao lado do espanhol Pozo, uma das principais promessas do time madridista.

O clube dirigido por Pedro Sánchez, que chegou também na última temporada, terminou o campeonato de forma invicta. De 30 jogos disputados, a equipe venceu 26 e empatou os outros quatro. O segundo foi o Getafe com 67 pontos, 18 a menos que o Real Madrid.

Desde a última temporada no clube, Jean é um dos dois estrangeiros que há no elenco. Além dele, tem um atacante escocês. Na família, não é o único atleta. O jovem tem um irmão que atua no Parla Escuela, chamado Jarbas. O garoto é três anos mais velho e atua no meio campo.

Nome: Jean Carlos Silva Rocha
Posição: atacante
Clube: Real Madrid (ESP)
Data de nascimento: / /96

* matéria exibida no site olheiros.net

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alexandre Kanu (Braga)

O Braga esteve bastante presente na mídia neste fim de temporada. O clube alcançou a final da Liga Europa, mas acabou perdendo para o Porto. Com muitos brasileiros no elenco principal, o clube também aposta em brazucas na base. Conheça o zagueiro Alexandre Kanu, do time sub-20.

Alexandre é natural de Arapongas, no interior do Paraná, perto de Londrina e jogava numa escolinha de um empresário holandês. A escola é chamada de Laranja Mecânica. O proprietário é um filho de um ex-jogador que atuou pela seleção europeia. Tem alguns atletas que estão no Coritiba, Avaí e Atlético Paranaense. Foi pela escolinha que chegou a Portugal em fevereiro de 2010, onde permanece até hoje.

Kanu em jogo contra o Sporting
Kanu como é conhecido pelos companheiros, em homenagem ao atacante nigeriano carrasco do Brasil nas Olimpíadas de 96, recebeu o apelido ainda aos seis anos de idade pelo amigo de infância Luizinho. Zagueiro forte no jogo áereo e firme na marcação, conquistou o apoio dos adeptos e da direção e agora deve assinar um novo contrato com os bracarenses.

De vez em quando marca alguns gols em subidas ao ataque. Nesta última temporada balançou as redes  apenas em quatro oportunidades. O garoto se espelha muito nos zagueiros Puyol e Piquè, ambos do Barcelona, Rio Ferdinand, do Manchester United e no brasileiro Juan, que atua na Roma.

O defensor começou no júnior, mas assim que o clube classificou para a segunda fase do campeonato português, intercalava entre o profissional e o sub-20. Serviu de sparring ao time de cima e treinou muitas vezes com Domingos Paciência, antigo treinador do Braga que levou o clube até a final da Liga Europa. Chegou a passar dois meses seguidos com o elenco principal.

Alexandre confessou ao BrdaBase que Paciência gostava muito dele. Ele não chegou a utilizá-lo em jogos oficiais, apenas em amistosos para que o atleta ganhasse mais experiência e maturidade. Nesta temporada, agora sob o comando de Leonardo Jardim, o jovem deverá ter mais oportunidades na equipe principal.

Nome: Alexandre "Kanu" Valério
Posição: zagueiro
Clube: Braga (POR)
Data de nascimento: / /92

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Participe da Enquete!

O blog BrdaBase colocou no final do mês de maio e nos 30 dias de junho uma enquete com a pergunta: "O que você acha dos brasileiros saírem cada vez mais cedo para a Europa?". Encerrada a votação 85% disseram que acham certo, contra 15% de não favoráveis. Você que participou, ou até mesmo quem não participou deixe um comentário a respeito do tema. É a favor ou contra?

BrdaBase recrutando colaboradores

O blog BrdaBase está recrutando colaboradores para fazer uma cobertura mais ampla na próxima temporada. Quem tiver interesse envie um email para gdpan@ig.com.br.