Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Brasileiros da Base - Todo dia um jovem atleta sai de casa para tentar o sonho em outro país

O Brasil é um grande exportador de jogadores de futebol. A matéria prima é localizada em todo território nacional, mas se é difícil segurar um jogador quando está no profissional, imagina quando é apenas um garoto. Os jovens atletas, muitos em situações difíceis, são custeados na maioria por empresários, já que abaixo de 16 anos, um clube brasileiro não pode assinar com um determinado atleta.

Essa "falha" na legislação permite que muitos tentem o sonho em algum clube do velho continente. Na Europa o principal destino dos jovens são: Portugal e Itália, nessa ordem. O brasileiro tratado como "mão de obra barata e qualificada" é muitas vezes a salvação de famílias de baixa renda, que veem no filho um futuro melhor.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) registrou nos últimos anos milhares de transferências. Confira alguns números que estão disponíveis no site da entidade.

858 jogadores (ano 2003)
857 (2004)
804 (2005)
851 (2006)
1085 (2007)
1176 (2008)
1017 (2009)

Isso dá um total de 6648 transferências, porém este valor não é exato. Sabe por que? E os jovens abaixo de 16 anos que não têm contrato com os clubes. Sem vínculo não há como saber. O número de atletas que saem do Brasil é incalculável, porque todo dia sai um jogador. Todo dia um empresário leva um garoto para fora do país.

O objetivo deste trabalho não é julgar se é certo ou não um garoto de 12 anos ir para Itália para jogar futebol, ou um menino de 9 deixar a família no Brasil  e partir em busca do sonho - se é que ele já sabe o que quer, mas mostrar alguns destes personagens. Neste um mês de pesquisa descobri mais de 40 garotos, principalmente em Portugal e na Itália.

Muitos deles serão abordados neste espaço. Iremos tirar do anonimato e mostrá-lo em primeira mão. Ouviremos diretores de clubes, treinadores e jornalistas sobre este assunto. Para começar vamos apresentar o lateral esquerdo Alan Empereur, jogador da Fiorentina, clube que tem em sua base cinco atletas.

Um comentário:

  1. Bacana sua iniciativa, boa sorte!

    http://colunistas.ig.com.br/futebolfrances/

    ResponderExcluir