Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Maicon (Reggina)

O Reggina luta pelo acesso à divisão principal do futebol italiano. Está mais de dez pontos atrás dos primeiros colocados. Enquanto isso, o time está bem no sub-20 e se prepara para disputar também a Copa Viareggio. Um dos destaques do time e que deve ser promovido depois da competição é o lateral Maicon.

Maicon é natural de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Com 11 anos, jogou um campeonato da categoria pelo Cachoeiro, time local. Passou rapidamente pelo Juventude e depois foi para o Grêmio, onde disputou vários torneios, sendo campeão brasileiro sub-15 e chamado a uma lista inicial da seleção sub-15, embora tenha sido cortado mais tarde.

Maicon, de chuteira branca, abaixo no Reggina
Homônimo do famoso lateral da Internazionale, Maicon também joga pela ala direita podendo ser aproveitado à frente. Bastante vigor físico e boa chegada a linha de fundo, o jogador quase foi parar no Real Madrid, mas a negociação não foi concluída, por detalhes entre as partes.

O Reggina Primavera está na quinta colocação,  posição limite das equipes que passam à segunda fase. Maicon marcou na primeira partida, no jogo contra o Ascoli, válido pelo grupo “C” do torneio. É titular no 3-5-2 do treinador Antônio Venuto, como ala. Quem lidera a chave é a Roma, seguida da Lazio, Palermo, Lecce, os quatro primeiros.

Maicon passou pelo Grêmio antes de se transferir para a Itália
Pela Viareggio, o time de Reggio Calábria está no grupo A, juntamente com Internazionale, Siena e Anderletch, da Bélgica. Três clubes brasileiros irão disputar a competição: Grêmio Barueri, Olé Brasil e Juventude. O torneio tem início no dia 6 de fevereiro.

O atleta é representado por Tadeu Oliveira, empresário que cuida da carreira de Tinga, do Inter, de Porto Alegre, entre outros jogadores. Maicon não é o único brasileiro no time /93 italiano. Há também Adriano Louzada, meia-atacante, que já fez a estreia pelo time principal, ao contrário do atlet que só fez mais amistosos.

* Alguns sites colocam o atleta como formado nas divisões de base do Vasco da Gama, porém o jogador nunca passou pelo Cruz-Maltino.

Nome: Maicon da Silva Moreira
Posição: lateral direito
Clube: Reggina (ITA)
Data de nascimento: / /93

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Caio (Marrazes-POR)

Em Leiria, distrito de Portugal ao norte de Lisboa, o União de Leiria é o clube mais famoso. Disputa a primeira divisão, alguns brasileiros importantes como o goleiro Hélton, ex-Vasco, já passaram por lá, entre outros. Porém, há outras equipes não com a mesma pompa, mas importantes na formação de atletas, que abastecem o União e outras equipes do futebol português. Trata-se do Marrazes.

O Marrazes foi a primeira equipe de Rui Patrício, goleiro do Sporting e da seleção e conta com alguns brasileiros no campeonato sub-19, onde o time está na segunda posição. Um dos principais nomes é o zagueiro, Caio, com passagens por Fluminense e Parma, da Itália.

Natural de Jundiaí, São Paulo, o jovem tem boa saída de bola, pois jogava de volante anteriormente e um bom senso de cobertura. Passou um ano em Xerém, no Fluminense, e mais um ano e meio no Rio Branco, de Americana, além de ter passado quatro meses no Parma, da Itália.

O paulistano que ora joga no sênior e ora no júnior é titular absoluto do treinador Rui Bandeira e  quando chegou a Portugal quase foi parar no União de Leiria, só que o clube havia assinado com um jogador do Sporting e com o grupo fechado, o Marrazes acabou sendo o destino.

Caio, d, ao lado do brasileiro Ramon Alves no Marrazes
Na segunda divisão de juniores A (até 19 anos) série C, o União Coimbra lidera com 39 pontos, em 20 jogos. O Marrazes vem em segundo, 37. O Benfica, de Castelo Branco, na terceira posição, 34, e o Real, de Queluz, na quarta posição com 33. O campeonato tem 12 equipes. As três primeiras vão para a segunda fase e a quarta, disputa um playoff.

Nome: Caio Henrique Anário
Posição: zagueiro
Clube: Marrazes (POR)
Data de nascimento:/ /93

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tiago Fernandes (ex-PSV)

Mineiro de Juiz de Fora, Tiago Fernandes/90 saiu do futsal do Sport, time local, e acertou recentemente com o Alcoyano, time da segunda divisão da Espanha. Apesar da pouca idade, o meia atacante já peregrinou por vários clubes, entre eles, o PSV, quando tinha apenas 16 anos. Conversamos rapidamente com o jogador. Confira:

BRdaBase: Você acertou recentemente com um clube da Espanha?

Sim, eu acertei com o CD Alcoyano, time que subiu para a segunda essa temporada e disputa a Liga Adelante, correspondente à segunda divisão espanhola. É um time que está querendo se manter na divisão e estão investindo bastante. Recentemente chegou também o Wellington Silva, ex-Fluminense, que pertence ao Arsenal, mas estava no Levante.

Tiago atuando pelo time "B" do Alcoyano
BRdaBase: Como foi sua base? Você jogava no Sport, de Juiz de Fora?

Começei no Sport, de Juiz de Fora, Minas Gerais, atuando no futsal. Fui para o campo e jogamos um Mineiro onde fui muito bem. Dali fui para o Cruzeiro, depois tive a passagem pelo PSV, da Holanda. Passei rapidamente pelo Internacional, de Porto Alegre, e pelo CFZ, do Rio.

BRdaBase: Quem te convidou a ir para a Holanda? Quantos anos tinha?

Um empresário de Minas levou olheiros do PSV para me ver jogar no Brasil. Gostaram de mim e fui fazer teste. Tinha 16 anos, então ia um período ficava e depois voltava até completar 18 anos, porém tive alguns problemas com o empresário que me levou, então me desliguei dele e do clube.

BRdaBase: Tinha brasileiros por lá?

Comigo não foi ninguém. Os brasileiros que tinham lá na época era o Gomes, goleiro, Fágner, que hoje está no Vasco, Jonathan Reis, que está em outro clube da Holanda e o também goleiro Cássio, mas todos estavam no time principal.

Em um dos treinamentos no PSV, da Holanda
BRdaBase: Lá foi a melhor estrutura que tu já viu? O que mais te chamou atenção?

Sim, é o maior clube da Holanda e tem um centro de treinamento impecável. Me chamava atenção como os torcedores respeitavam e como eles ficavam tão próximos. É um país fantástico.

BRdaBase: Você saiu muito cedo, se arrepende ou faria tudo de novo?

Não me arrependo de nada na minha vida pessoal e profissional. Acho que tudo tem um lado positivo e em tudo podemos colher frutos. Amadureci muito rápido e devo muito ao futebol.

BRdaBase: Já tem previsão para estrear pelo Alcoyano?

Ainda não. Venho fazendo jogos com a equipe B até que se acerte minha documentação. Além disso venho também treinando com a equipe principal e estou muito bem. Acho que muito em breve estarei debutando na Liga Adelante.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Muriel Dorigatti (Milan)


Depois de ceder o brasileiro Ceregatti/92 ao Alessandria, clube da C2 italiana, o Milan tem apenas dois brasucas em sua base. Já falamos do promissor Rodrigo Ely, zagueiro/93, que sempre treina entre os profissionais e agora é a vez de Muriel Dorigatti, outro promissor, porém mais novo, nascido em 96.

Natural de Rio dos Cedros, em Santa Catarina, o jogador passou por escolinhas de sua cidade e locais vizinhos, até chegar ao Maga, de Pomerode, clube de empresários em Santa Catarina. Depois de um ano passou para o Milan, onde ficou treinando por cerca de oito meses, até conseguir se federar pelo clube italiano.


Buscando espaço no time titular, Muriel é atacante e tem muito potencial. Gosta de jogar pelas pontas, pois tem características de velocidade. Dribla bem e chuta com eficiência com as duas pernas. Atualmente é reserva dos italianos Fabbro e Roncchi. Ainda não marcou nenhum gol na competição, tendo jogado pouco menos de dez partidas.

A equipe de Dorigatti é a mesma do filho de Paolo Maldini, bandeira do clube já aposentado. No entanto, o jogador vive no departamento médico e não tem uma boa seqüência de jogos. O jogador brasileiro destaca Davide Di Molfetta, da sua equipe, Michael Fabbro, que joga com o time 96 e 95 e Alessandro Mastalli, centrocampista, 96 que atua com freqüência nos 95.

Já adaptado ao país, o atacante domina a língua e adora a culinária. No inicio, o jogador teve a companhia dos pais, onde moravam juntos num apartamento. Depois foi morar no alojamento do clube. Atualmente, o jovem divide o quarto com mais dois sérvios. Os irmãos Modic, um da mesma categoria, e um mais novo, da categoria 98.

O time é treinado por Roberto Lorenzini, ex-jogador do clubes nos anos 80, e terminou o primeiro turno do italiano na segunda posição, atrás da Inter. 33 pontos contra 28 dos Rossoneros. Dia 29 é o dérbi. Antes do clássico, o Milan pega o Pergocrema, dia 22. No clássico do primeiro turno houve empate por 2 a 2.

Nome: Muriel Menestrina Dorigatti
Posição: atacante
Clube: Milan (ITA)
Data de nascimento:/ /96