Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Rennan (ex-Salamanca)

Natural da Mooca, em São Paulo, o meia atacante Rennan Luís saiu cedo para tentar a sorte fora do país. Teve várias experiências internacionais, incluindo Holanda, testes no OJC Rosmalen, uma rápida passagem pelo Lousanense, de Portugal, EUA e Espanha. Nascido em 89 e atualmente com 21 anos, o jogador encontra sem clube e esperando uma nova oportunidade, seja no Brasil ou fora. Confira o rápido bate papo:

BRdaBase: Como foi sua experiência pelos EUA?

Foi uma experiência muito boa, para falar a verdade acho que foi até  a melhor que tive, não sei se pelo fato de ter sido o primeiro pais que eu conheci , ou se foi pelas amizades que lá tenho até hoje. As divisões de base lá são muito fortes e competitivas, tenho vontade de um dia poder voltar para jogar na liga profissional (MLS).

BRdaBase: Além do EUA, você chegou a atuar nas divisões de base do Salamanca, da Espanha, como foi? Porque não deu certo?

Sim passei pelo futebol espanhol, fiquei alguns meses fazendo amistosos e treinando no Salamanca, a cidade é bem próxima  de Portugal , faz divisa com o país. Gostei muito de lá também, um clima muito parecido com o Brasil. O fato foi que eu nao tinha cidadania espanhola e de nenhum pais  europeu para poder assinar contrato com o clube que faz parte de segunda divisão. Isso é uma regra que eles tem lá então acaba sendo impossivel ter brasileiros nas segundas divisoes espanholas, a nao ser que tenham a cidadania.


Rennan em amistoso com o Salamanca, time espanhol
BRdaBase: Sentiu alguma difierença de um país para o outro?

Senti muita diferença. Os dois paises são maravilhosos, apesar de eu gostar bem mais dos Estados Unidos, se tratam de continentes e culturas diferentes, até mesmo clima.
Nos Estados Unidos é tudo muito corrido, tudo muito intenso, como é aqui no Brasil, especificamente em São Paulo. Já na Espanha em Salamanca, era tudo muito tranquilo ninguém sabia  o que você era ou o que fazia ou até mesmo se era estrangeiro.

BRdaBase: Como surgiu a oportunidade de você jogar fora do país?

A principio minha primeira ida para fora do Brasil foi para os Estados Unidos. Isso ocorreu devido a alguns amistosos que fiz pelo Parana, onde joguei na época. Eu fui bem nos jogos e os diretores que estavam aqui no Brasil me perguntaram se eu não gostaria de ir para o pais deles para jogar, ficar em experiência um periodo. Eu aceitei e fui. Depois disso tive conhecimento com outros agentes e empresarios que foram me fazendo algumas propostas para Europa. Todos os times e paises que fui nunca foi por intermedio da mesma pessoa, tanto nos paises citados como tambem pro Egito, Libano, Holanda e Portugal.

BRdaBase: Chegou a jogar em algum lugar no Brasil antes de ir para o exterior?

Cheguei apenas a jogar em Curitiba, no Paraná, e tambem em Santos no Litoral futebol clube, que hoje nem existe mais.

BRdaBase: Muitos acham ruim jogar no exterior muito cedo, o que você pensa sobre isso?

A condenação a respeito disso eu acho que as vezes não faz sentido. Se pararmos para pensar que muitos jogadores jovens, assim como eu que passei, já  passaram por isso e sei que não temos oportunidades concretas de jogar em um time aqui, que nos dê estrutura e força para continuar apresentando e mantendo um bom futebol. Não é loucura, no meu ponto de vista, um jogador aos 15, 16 anos sair para buscar uma chance melhor  para poder mostrar seu futebol e estar bem consigo mesmo. Por outro lado, jogadores que tem seus planos de carreira muito bem feitos nos seus clubes e saem para Europa cedo, acho que é um disperdicio porque hoje todos que atuam no futebol tem vontade de jogar em um grande clube brasileiro, e eu nao sou diferente.


No frio dos EUA pelo Vardar, onde foi sua primeira experiência

BRdaBase: Como você avalia sua experiência internacional nesses duas viagens que fez?

A minha experiência internacional foi boa em muitos pontos, não diria que não deu certo porque ela ainda não terminou. Espero voltar logo para algum outro clube no exterior. Tive algumas propostas para Asia, na Tailândia, Singapura, entre outros mais nao quis me arriscar lá. Logo vou ter uma outra boa oportunidade para desenvolver meu futebol assim como muitos amigos meus vem desenvolvendo no exterior.

BRdaBase: Se pudesse escolher onde jogaria, iria optar pelo certame nacional ou internacional?

Se eu tivesse o poder da escolha hoje em minhas mãos eu certamente escolheria jogar aqui no Brasil, de preferência em Sao Paulo. E se fosse em SP eu iria gostar muito de jogar no santos que é meu time de coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário