Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Danimar Garcia (Ex-Mantova)

Há três anos na Itália, o catarinense Danimar Garcia é mais um que fez uma parte da base no Calcio e já chegou ao profissional, antes mesmo de estrae no Brasil. Atualmente, o jovem nascido em 92 atua no Sambonifacese, time da C2 italiana, mas na base chegou a jogar pelo Mantova, time que recemente estava na série B. Confira um pouco mais da trajetória do meia e outras informações.

BRdaBase: Muitos condenam jogadores que saem bem cedo do Brasil. O que acha sobre isso?Eu acho que invés de condenar deviam dar mais suporte, pois se saímos do brasil cedo para outros lugares é porque não tivemos oportunidades o bastante de continuar ali, e eu acho que aqui o jogador é mais valorizado. Agora com toda essa crise europeia, o jogador é um pouco menos valorizado, por isso muitos estão voltando para o Brasil.

BRdaBase: Na série C2 existe manipulação de resultados, já sofreu com isso? 
Tem sim já vi muitos times ajudando um ao outro para se salvarem, e diferente de outros lugares não foram punidos, isso acontece principalmente no final de campeonato quando um tem que se salvar do rebaixamento.



BRdaBase: Você é de que lugar do Brasil e como surgiu a oportunidade de ir para a Itália?Eu nasci em Chapecó, Santa Catarina e agora completam dez anos que vivo com minha familia em Itajai, SC. Eu representava o Brusque pelo catarinense e quem estava meio que patrocinando o time era um italiano que me viu jogar, gostou e me trouxe para cá.

BRdaBase: Há quanto tempo está na Itália e teve algum problema para se adaptar?Estou a três anos. Adaptar não muitos pensei que ia ser mais dificil. Aprender a língua até que não foi tanto com um pouco de esforço e estudo foi tudo tranquilo. O pior, acho que estar sozinho, longe de casa, sem ninguem da familia. Depois de três anos ainda não acostumei e sinto uma saudade danada deles, mas de resto foi tranquilo.


BRdaBase: Tem vontade de retornar ao Brasil e se arrepende de ter saído muito cedo?
Olha tenho muita vontade de retornar ao Brasil sim se pintasse uma oportunidade não pensaria duas vezes para voltar. Arrependido, não porque cresci e aprendi muito com essa experiência, pensei que era tudo diferente aqui para melhor, mas quando você vive vê que é uma batalha e tem que ser forte pra resistir. Mas com o tempo tudo melhora e melhorou muito desde que cheguei e penso que tem muito para melhorar. Talvez devia ter tentado mais no Brasil e ter saido do pais com mais experiência e com mais carreira. Mas agora já está feito.

BRdaBase: Antes do "Sambo" tu chegou a jogar em outra equipe italiana, o Mantova, como foi?No Mantova fui sempre bem tratado, mas não joguei muito não. Fiquei um ano lá só treinando por causa de documentos, fui emprestado para me adaptar (Santa Lucia) e depois quando voltei para o Mantova fiquei pouco tempo [o time faliu] e vim para a Sambonifacese.

BRdaBase: Existe muitas diferenças em termos de estrutura de ambas equipes?Então no Mantova tinha sim suas vantagens, mas agora aqui na Sambonifacese também tem, acho que todas as duas tinham os pontos fracos e os pontos fortes, com certeza quando joguei no Mantova era melhor pois ele estava na serie B, então Série B e série C2 tem suas diferenças tanto financeiramente quanto estruturalmente.

BRdaBase: Porque há muitos brasileiros na base de clubes italianos?R: O jogador brasileiro é sempre bem visto por times italianos, Desde os grandes aos de categorias menores. Quando pinta uma oportunidade de sair do Brasil talvez de uma situaçao não tão boa e vir para Itália, nao pensamos duas vezes, e também porque aqui, muito jogador que no Brasil não tinha mais experiênça, chega aqui e sempre tem uma oportunidade a mais de continuar.

3 comentários:

  1. Ai sim! dale negoo ;)
    Deus tem o melhor pra voce.
    ti auguro tutto di buono.
    Tu merece! aah mlkee :) tvb

    ResponderExcluir
  2. Basta acreditar botar Deus como primeira coisa na tua vida e o resto é tudo consequenci da sua fe :)

    ResponderExcluir
  3. Primo, tu merece tudo de bom! :) saudades...

    ResponderExcluir