Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Alan (Braga)

Time com muitos brasileiros, o Braga está prestes a conquistar o Campeonato Nacional e quebrar a hegemonia Porto-Benfica-Sporting que dura há décadas. No entanto, na base o clube também vive bom momento e pode conquistar o título na categoria sub-20. Igualmente nos profissionais, nos juniores são vários os brasileiros. Alan é o artilheiro e tem uma média impressionante. Um gol por partida.

Natural de Tarumã, interior de São Paulo, Allan é atacante central. Eficaz na finalização e forte no cabeceio já marcou cinco gols em cinco jogos. Chegou à Braga no início do ano, passou pelo estaleiro, ficando dois meses parado, após lesão contra o Porto, e ainda sim se mantém na titularidade.

Alan pelo Coritiba contra o maior rival (arquivo pessoal)

Alan começou em escolinhas da cidade. Uma certa vez, o clube foi disputar um torneio no interior do Paraná, na cidade de Colorado. Após se destacar foi para o Laranja Mecânica, time de empresário do estado com forte atuação na Holanda e Portugal.

A direção do Laranja organizou um torneio para promover seus jogadores contra Coritiba, Atlético-PR e Figueirense. Novamente destaque, Alan foi chamado para o Coxa, após ficar dois meses no antigo time. Assinou contrato até 2013, sendo emprestado ao Braga, com opção de compra, até o fim da temporada.

Alan é o terceiro da direita para a esquerda (arquivo pessoal)

Porém, antes de acertar a ida para Portugal,  o jovem quase parou no futebol holandês. O atacante ficou um mês no VVV Venlo, mas por questões burocráticas não acertou com o clube.

O Braga é o segundo colocado na fase final, estando um ponto atrás do Benfica. 16 a 15. Na próxima rodada, 31 de março, o clube enfrenta o Porto. Já as Águias encaram o Sporting. São oito clubes lutando pelo título. Início do returno começa no próximo sábado.

Nome: Alan Junior Martins de Oliveira
Posição: atacante
Clube: Sporting Braga (POR)
Data de nascimento: / /93

sexta-feira, 23 de março de 2012

Maycon (Ex-Porto)

Antigo camisa 10 na base do Porto, o meia Maycon se recupera de contusão para volta a jogar. Natural de Joviânia, Goiás, o jovem conta um pouco de sua passagem em Portugal, onde ficou três anos e meio nos Dragões. Confira:

BRdaBase: Durante quais temporadas você jogou no Porto?

Eu fui para Portugal bem novo. Cheguei no Porto em 2007 e fiquei até dezembro de 2011. Só que no último semestre de 2011 eu fui emprestado ao Alcanenense.


Maycon começou na Ponte. É o terceiro da esquerda para direita

BRdaBase: Como surgiu a oportunidade de ir para os Dragões?

Eu jogava na Ponte Preta, de Campinas. Fiquei lá durante o ano todo de 2006. No paulista da categoria sub-15, nós chegamos até a semifinal, onde perdemos para o São Paulo. Porém eu me destaquei durante a competição. No jogo contra o São Paulo, havia alguns olheiros do Porto assistindo o jogo. Eles me fizeram o convite para ir conhcer as instalações do clube. Fui e depois me fizeram a proposta oficial.

BRdaBase: Ganhou algum torneio lá?

Sim, fomos campeões em vários torneios. Disputei torneio em Portugal, na Ucrânia e fomos campeões sub-17 nacional. Acho que foi a minha maior conquista no clube.


Titular no Porto, Maycon é quatro da direita para a esquerda

BRdaBase: Na sua época jogavam outros brasileiros ou não?

Quando eu fui, na minha categoria só tinha eu de brasileiro, porém numa categoria acima, onde às vezes eu treinava haviam outros como o Roberto Cunha, zagueiro, que hoje está no Rio jogando pelo São Cristovão, Rafael, zagueiro, que se não me engano deve estar no Figueirense e tinha o Willian Massari, lateral esquerdo que acredito estar no Inter, de Porto Alegre.

BRdaBase: O que não deu certo e porque saiu do clube?

O empresário, que eu estava na época, bateu de frente com a diretoria querendo que eu subisse para o profissional. Que fosse incorporado ao grupo principal. A diretoria quis me emprestar para o Braga e para o Leixões, ele não quis. Esse desgaste ocasionou minha saída de Portugal.


Se preparando para cobrança de falta
BRdaBase: Pretende voltar para a Europa ou quer seguir carreira no Brasil?

Estou me recuperando para tentar voltar para a Europa na janela do meio ano, mas se pintar algo bom aqui, fico.

BRdaBase: No Porto como são as instalações do clube?

O Porto é um time grandioso, entre os principais do futebol europeu. O clube possui uma estrutura muito boa. Tem dois centros de treinamentos, um para as categorias mais jovens e outra para profissionais e juniores. Na época eram três campos de grama natural, um de sintético, além de outras instalações.

BRdaBase: Entre estrangeiros, quais ainda estão lá?

Bom, tem alguns 92 que pertencem ao clube, mas estão emprestados. Tem o Hugo Sousa, zagueiro (está no APOEL, do Chipre), o David Bruno, defensor, emprestado ao Trofense. Joguei também com dois jogadores que disputaram o último Mundial sub-20, em que Portugal chegou até a final. Joguei com o Sérgio Oliveira, meia titular da seleção e com o Caetano, que hoje está no Paços Ferreira, e sempre entrava nos jogos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Matheus (Sporting)

Desde 2005 na base do Sporting, Altair Júnior é uma das promessas brasileiras no clube. Porém, a "equipa" aposta em jogadores ainda mais jovens. Recém chegado às camadas do clube, Matheus Dias é o mais novo no clube de Lisboa. O jovem capixaba tem apenas 12 anos e é o único estrangeiro da categoria infantis 1, como jogadores nascidos em 99 e 2000.

Natural de Serra, no Espírito Santo, Matheus chegou juntamente com a família há quatro anos. O pai já vivia no país, tendo chegado três anos antes.  Viviam em Braga, norte de Portugal. No Brasil, o atleta não passou por nenhuma escolinha, começando a jogar futebol em terras lusitanas. A primeira escolinha foi no FC Dume, em Braga.

Mais tarde, o jovem chegou a jogar na escolinha oficial do Braga. Sem disputar nenhuma competição foi para o Águia Futebol clube, onde passou uma temporada. O treinador José Miguel, então do Braga, saiu para treinar os iniciados do Sporting. Miguel pediu ao pai de Matheus que levasse o garoto para um treino no clube de Alvalade.

O jovem fez apenas três treinos e agradou a direção do clube. Desde janeiro no clube, o garoto que completa 13 anos em maio atua como meia direita e também como avançado. Já marcou três gols na atual temporada. O clube está na segunda posição do torneio atrás do Braga, líder. Operário é o terceiro e Juventude Acadêmico, o quarto.

Nome: Matheus Dias da Silva
Posição: meia
Clube: Sporting Lisboa (POR)
Data de nascimento: / /99

quinta-feira, 15 de março de 2012

Altair Júnior (Sporting)

Habilidoso, rápido e finaliza bem com as duas pernas. Essas são algumas das principais características do brasileiro Altair Júnior. Considerado como uma das maiores promessas do Sporting Lisboa. O jogador, desde 2005 no clube, coleciona títulos e conquistas individuais.

Natural de Ji-Paraná, Rondônia, o jovem é atacante e atua nos dois flancos do campo, embora seja no esquerdo que se destaca com maior facilidade. Quando chegou ao clube já era referência no plantel, mesmo com idade abaixo da categoria. Aos poucos vai ganhando maturidade e deve pintar, no time de cima, na reta final do português.
Altair é uma das principais promessas do Sporting (Foto: Divulgação)

Altair tem como principal conquista o bicampeonato nacional, nas temporadas 2007/08 e 2008/09, dos juniores, além do título do sub-15 nacional na temporada 2006/07, onde foi presença importante. Juntamente com o coletivo, o atleta possui prêmios individuais, como o melhor jogador do torneio internacional de Estoril, em 2007 e 2008, e o de melhor jogador no torneio internacional da França, em 2010.

O brasileiro ajudou o Sporting a terminar a primeira fase invicto do nacional, ondeo  time foi líder da zona sul à frente do rival Benfica. Realizaram 22 jogos, com 19 vitórias e três empates. Um total de 83 gols marcados e apenas 13 sofridos. Melhor ataque e melhor defesa. Passaram juntamente com Benfica, Vitória Setúbal e União Leiria, nessa ordem.


Altair contra o Benfica (Foto: divulgação)

Já na fase final, as quatro equipes da zona sul juntaram as quatro classificadas da zona norte e o panorama dos Leões mudaram.  Em cinco jogos já disputados, o time do brasileiro Altair é apenas o terceiro, atrás do Sporting Braga e Benfica.

O histórico de extremos que saíram de Alcochete é muito positivo. Cristiano Ronaldo, Nani, Figo, entre outros. Altair tem toda a qualidade para chegar a esse nível, mas também são muitos que se destacaram na base e não tiveram tanto sucesso no profissional. Qual será Altair? Só o tempo nos mostrará.
 
Nome: Altair Moreira Souza Junior
Posição: atacante
Clube: Sporting Lisboa (POR)
Data de nascimento: / /93

segunda-feira, 5 de março de 2012

Leonardo Bittencourt (Energie Cottbus)

O Energie Cottbus luta pelo acesso à elite do futebol alemão. Está em 11º, num total de 18 equipes. Embora não esteja numa situação tão cômoda, o clube está revelando o brasileiro Leonardo Bittencourt como uma jovem promessa. Defende a seleção alemã e está assinado com o Borussia Dortumund, para a próxima temporada.

Bittencourt é brasileiro, mas tem nacionalidade alemã. Tem 18 anos e é filho do ex-atacante Franklin que atuou no Bragantino no final dos anos 1980 e começo dos anos 90. O pai jogou 22 vezes pelo Leipzig, tendo marcado um gol e 39 aparições pelo Energie Cottbus marcando cinco vezes. Hoje, é auxiliar técnico de Daniel Mayer, no time sub-17 do Energie Cottbus.

Foto: Site oficial do Energie
Não se sabe se o garoto saiu cedo do Brasil ou se já nasceu na Alemanha, mas podemos afirmar que tem muito potencial. O jogador esteve presente no Europeu sub-19 e no sub-17, quando estreou pela Alemanha na derrota por 1 a 0 ante a Suíça, no dia 27 de março de 2010.

Na categoria “Under-19”, o jovem participou de dois jogos da Nationalelf, falhando apenas contra a Irlanda do Norte. Vitória sobre Montenegro por 2 a 0, e empate com a Bielorússia por 3 a 3, todos realizados em outubro de 2011. Leonardo foi titular nos dois confrontos. A Alemanha terminou em primeiro no grupo 7. Na segunda fase que começa em maio, o país irá enfrentar Hungria, Romênia e Sérvia.

Leonardo joga pela Alemanha e está assinado com o Dortmund (Foto: Site oficial do Energie)
Na atual Bundesliga 2, o jovem disputou 19 partidas e já balançou as redes duas vezes. Suas boas exibições despertaram o interesse do Borussia Dortmund, com quem, já assinou contrato e se apresenta na próxima temporada. É meia ofensivo, rápido e com técnica refinada.
 
Nome: Leonardo Bittencourt
Posição: armador
Clube: Energie Cottbus (ALE)
Data de nascimento: / /93